Skip to main content

Veja 6 ações para tempos de distanciamento social que podem melhorar os resultados da sua escola no ENEM

Aplique simulados de avaliações com frequência

A grande maioria dos alunos de hoje são acostumados com imediatismo e praticidade. Eles se comunicam, compartilham conteúdos, buscam informações e obtêm respostas com um simples toque no celular, de forma muito líquida. Essa praticidade os deixa motivados e prontos para aprender coisas novas. Então, aplique os testes de avaliação sempre que possível de forma frequente, como um processo. Com resultados rápidos, as escola saberão quais são as lacunas na aprendizagem e em quais aspectos os estudantes precisam de reforço.

Enfatize a urgência

A comunicação com os estudantes precisa fluir de forma clara, rápida e eficiente. Eles precisam entender que o tempo é curto e que a concorrência é gigante, mas que por outro lado, o ENEM viabiliza o ingresso deles no ensino superior e que o mercado profissional apesar de bastante acirrado, possui área de grandes déficits de profissionais. Para que eles se dediquem cada vez mais aos estudos, e que o mesmo seja cada vez mais otimizado, a escola precisa ajudar os alunos entenderem como priorizarem o seu tempo e a lidarem com a ansiedade.

Performance escolar

Reconheça 

Os estudantes que obtiveram os melhores desempenhos precisam ser reconhecidos. A instituição deve mostrar a eles que enxerga e reconhece o valor do seu esforço. Assim como os adultos, os adolescentes e jovens também gostam de ser recompensados e valorizados e isso motiva os melhores e os que precisam melhorar.

Capacite os professores

Reconhecer e valorizar os professores é essencial é um processo essencial da educação efetiva. O trabalho e o esforço do corpo docente também devem ser reconhecidos e isso passa pelos salários compatíveis, benefícios atraentes e capacitação constante, através de metodologias que facilitam e otimizam todo o aprendizado. Conheça um pouco sobre as metodologias ativas, apresentada pelo professor Paulo Tomazinho.

Foque na redação

Uma grande parte do sucesso nos vestibulares, ENEM e SISU está relacionado ao bom desempenho dos estudantes na redação. É necessário que eles saiam bem na ortografia, e saiba selecionar e organizar o pensamento. Também é fundamental que ele consiga organizar e utilizar as informações retiradas da avaliação para argumentar de forma correta e convincentemente. É claro que não podemos esquecer que eles precisam de conhecimentos gerais e variados para poderem propor soluções para o problema abordado no tema da redação. Invista muito na prática de textos, estimule a leitura e ofereça soluções tecnológicas que viabilizem essa prática.

Experimente um recurso tecnológico

A Eduqz.com.br é uma empresa brasileira de educação que oferece uma ferramenta de correção, gestão e análise de redações, voltado para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Elaborada por uma equipe altamente capacitada, a ferramenta alia tecnologia digital aos pilares pedagógicos educacionais e conta com a tela de redação mais dinâmica do mercado – a mais fácil de usar – e inúmeros recursos interativos, como a gravação de áudio e gráficos comparativos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *