Skip to main content
GESTÃO ESCOLAR

Entenda como otimizar os recursos de sua escola

Otimização dos processos de gestão escolar é uma etapa recorrente e indispensável para a organização e estrutura educacional das instituições de ensino. Com os processos em ordem e o auxílio de ferramentas adequadas, o gestor pode se concentrar no acompanhamento personalizado pedagógico e na resolução de planos de ação práticos. 

Somos cientes da gama de responsabilidades que o gestor escolar precisa realizar no seu dia-a-dia, tornando a administração de tempo e processos uma tarefa delicada.

Para ajudar a sua instituição de ensino, separamos as principais dicas para simplificar a o processo de gestão escolar. Boa leitura!

Estipule metas claras
Desde o diretor aos serventes de limpeza, é preciso que todos trabalhem no mesmo sentido. Então, estipule de forma transparente quais são as metas de cada profissional.

Foco na comunicação

A comunicação em escolas precisa ser extremamente transparente e efetiva. Não deve haver demora para esclarecimento de dúvidas, o que pode ser alcançado através de uma política que mantenha pais e alunos informados dos acontecimentos, assim como performance escolar dos alunos. Os dados dos estudantes precisam estar disponíveis de maneira prática. 

Informalização

Ficou nítido que após a paralisação das escolas, está ainda mais evidente a importância da implementação de tecnologias nas escolas. Ela auxilia na organização e na rapidez de reunir dados importantes sobre o perfil dos alunos, além de claro, permitir que as aulas continue normalmente. Uma boa forma de começar, é avaliando se algumas funções podem ser  substituídas por processos informatizados. 

Identifique gaps para melhorar

Alguns setores recebem uma frequência constante de reclamações.Para minimizar o problema, realize pesquisas pais e alunos e entenda como e o que será preciso mudar para que seja possível uma avaliação mais adequada. O ideal é que cada setor tenha seu acompanhamento de desempenho documentado e sempre atualizado.

Encontre soluções

Após identificar os gaps e oportunidades de crescimento, é necessário achar soluções e alternativas que não seja apenas de curto prazo. Remodele também setores e processos que devem ser aprimorados em planejamentos futuros.

Guarde e analise feedbacks

Ouvir críticas é saudável e pode abrir novos caminhos. Ouvir críticas é uma das maneiras mais eficientes de entender se sua escola está direcionada para o caminho que deseja. Todos os funcionários devem ter uma avaliação e retorno de como está sendo o trabalho dele para escola. Deve-se também questionar processos e entender o que pensado no seu sistema de ensino, por exemplo.

Sistema de avaliação contínuo

Devido a velocidade com que tudo acontece hoje, ao chegar ao ponto ideal e satisfatório, não pare. Os dados coletados no passado não podem ter a mesma precisão e eficiência dos que foram coletados há algum tempo. Desenvolva um sistema de avaliação contínua do produto, do atendimento e dos funcionários. E para finalizar, esteja sempre em eventos e informado das mudanças do mundo, em relação a educação 4.0.

Conheça a www.eduqz.com.br. A melhor plataforma de correção, gestão e análise de redação para escolas e cursinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *