Skip to main content
Aulas dinâmicas e memoráveis

Como Tornar suas Aulas mais Dinâmicas e Memoráveis

Fazer aulas memoráveis ​​e divertidas traz a magia para qualquer sala de aula. Em vez de olhar para uma sala com rostos passivos e entediados, você pode transformar seus alunos em participantes engajados ativos.

As aulas mais interativas são capazes de atrair a atenção de alunos que estão desmotivados com o modo de ensino tradicional, isto é, as aulas expositivas. 

Foi pensando nisso, que separamos, abaixo, algumas dicas sobre o que você pode fazer para tornar suas aulas mais dinâmicas e memoráveis. Confira!

Então, de que maneira você pode tornar suas aulas memoráveis?

Confira abaixo, as principais dicas para tornar suas aulas memoráveis, e que vão manter seus alunos atentos e receptivos à sua mensagem:

1. Seja divertido e autêntico!

Você não precisa ser um ator ou comediante, mas ninguém quer ouvir um professor com um tom de voz monótono. 

Por isso, use as suas características a seu favor! Se você é emotivo, carregue nas emoções em sua fala, se é brincalhão, use as brincadeiras, se está nervoso, brinque com isso, faça uma autodepreciação e autocrítica. 

Professores memoráveis ​​são aqueles que são capazes de incorporar um pouco de diversão e emoção em seus planos de aula para ajudar a envolver e motivar os alunos a querer aprender.

Não tenha medo de parecer bobo e rir com seus alunos. O riso o aproximará, pois, ajuda os alunos a relaxar e melhora o humor. 

2. Torne suas aulas interativas

Em uma sala de aula tradicional, o professor fica em frente à sala, e explica um conteúdo para os alunos enquanto eles ouvem e tomam notas. 

Infelizmente, essa não é a maneira mais eficaz de despertar o interesse dos alunos. 

Torne o aprendizado interativo, criando lições práticas que envolvem os alunos em cada processo. 

Tente usar a atividade de aprendizado cooperativo Jigsaw, ou, tente um experimento científico prático. Quando você envolve alunos e torna suas aulas interativas, sua turma se torna mais interessante, e as aulas memoráveis!

3. Relacione a matéria à vida dos seus alunos

Tente criar uma conexão do mundo real com o que seus alunos estão aprendendo. 

Isso lhes dará uma melhor compreensão do porquê eles precisam aprender o que você está ensinando. 

Se seus alunos estão constantemente perguntando, por que precisam aprender alguma coisa — e você está sempre respondendo com “porque” — logo perderá credibilidade. 

Em vez disso, tente dar a eles uma resposta real, como:

“Você está aprendendo sobre dinheiro, porque, no mundo real, precisará saber como comprar comida e pagar suas contas”. 

Ao dar uma resposta direta, você os ajudará a estabelecer uma conexão entre o que aprendem em sala de aula e como usarão essas informações no futuro.

4. Tenha paixão!

A característica mais importante de um professor memorável é que ele tenha paixão. Tenha paixão pelo seu trabalho, pela vida, pelo aprendizado e pelos seus alunos.

Professores memoráveis ​​realmente se preocupam com seus alunos e têm um forte desejo de vê-los ter sucesso.

Conclusão!

Aulas que conseguem extrair pensamentos e ideias novas, que despertam paixões, que envolvem e encantam são aulas que, sem sombra de dúvida, beneficiam professores e alunos. 

São essas aulas que os alunos levarão para a casa, para a vida e que se tornarão parte de cada um. Aprender com emoção pode, muitas vezes, ser
fator-chave para uma aula se tornar memorável. 

E aí, está pronto para preparar aulas inesquecíveis? 

Gostou do nosso conteúdo? Você se lembra do seu professor favorito na escola? O que havia de tão memorável nele? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *