Seja você administrador, supervisor ou professor, você já ouviu falar em avaliações formativas e somativas, certo?
Ambos são partes essenciais de qualquer mapa curricular. Mas o que eles realmente querem dizer? Que tipo de estratégia de avaliação você deve escolher para o seu ensino?
Tudo depende das enormes diferenças entre eles. Então, quais são exatamente essas diferenças?
Continue lendo o nosso post de hoje e descubra!
Somativo x formativo: qual é a diferença no final?
A primeira diferença é, obviamente, a sua definição.
Avaliação somativa
Tem como objetivo avaliar a aprendizagem dos alunos e o desempenho acadêmico no final de um período, ano ou semestre, comparando-o com um padrão universal ou uma referência escolar.
As avaliações somativas geralmente têm um valor alto, ocorrem sob condições controladas, portanto, têm mais visibilidade.
Veja alguns exemplos:
- Exames no final de semestre ou intermediários;
- Trabalho cumulativo por um período prolongado, como um projeto final ou portfólio;
- Testes no final de uma unidade ou capítulo.
Avaliação formativa
É mais diagnóstica do que avaliativa. É usado para monitorar o estilo e a capacidade de aprendizagem dos alunos, para fornecer feedback contínuo e permitir que os educadores melhorem e ajustem seus métodos de ensino, e que os alunos melhorem seu aprendizado.
Exemplos de avaliação formativa:
- Testes improvisados.
- Avaliações comparativas curtas para ver o desempenho dos alunos em relação aos colegas.
- Trabalhos de ‘um minuto’ sobre um assunto específico.
- Pesquisas silenciosas em sala de aula.
Agora que você sabe a diferença, vamos às finalidades!
Para entender a diferença entre essas duas formas de avaliação, é importante também, entender sua finalidade!
O objetivo da avaliação formativa é entender o que o aluno precisa aprender, ou onde há espaço para melhorias.
E a finalidade da avaliação somativa é ajudar a descobrir até que ponto o aluno entendeu ou demonstrou as habilidades ensinadas.
Observe o tempo nessas duas definições. Formativo é sobre o futuro e somativo é sobre o passado.
São necessárias abordagens formativas e somativas para estabelecer parâmetros de referência, medir o progresso da aprendizagem e avaliar as habilidades individuais dos alunos.
Afinal, qual é a melhor? formativas ou somativas?
Isso depende dos seus objetivos. Se você está perguntando se seus alunos do terceiro ano, por exemplo, dominaram o aprendizado desse série antes de avançar para a quarta série — Isso é somativo.
Agora, se você está perguntando até que ponto seus alunos entendem um conceito — digamos, de multiplicação — para decidir se você precisa reeducá-lo antes de seguir em frente — Isso é formativo.
É para isso que as avaliações intermediárias são projetadas.
Obtendo o equilíbrio certo
Todos os tipos de avaliação somativa e avaliação formativa são essenciais para avaliar o progresso do aluno. Ambos contribuem para um melhor resultado da aprendizagem.
Os professores devem, no entanto, concentrar energia e recursos na avaliação formativa quanto sumativa, apesar da falta de peso ou responsabilidade na primeira.
Tecer um com o outro, melhorará muito a capacidade de um aluno se preparar para os exames de final de semestre ou outras formas de teste padronizado.
Isso contribui para níveis superiores de escolaridade e garante uma impressão mais positiva da sua instituição.
Esperamos que você tenha gostado do nosso tema de hoje!
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