Skip to main content

A importância da Avaliação Formativa na Educação Remota

Devido a pandemia causada pelo Novo Coronavírus, a realidade do sistema educacional foi transformada, levando instituições de ensino básico e superior a se adaptarem a educação remota. Essa novidade colocou em questão outro desafio além da nova forma de lecionar: a avaliação formativa.

Indispensável no processo de ensino-aprendizagem, a avaliação mede a evolução de cada aluno, comprovando ou não, a efetividade da metodologia utilizada pelo professor. Com a necessidade da educação remota em massa, surge a oportunidade de repensar práticas antigas, como os modelos clássicos de quantificar o conhecimento do estudante, e descobrir outras alternativas que funcionem no ambiente remoto. No artigo de hoje, confira mais sobre a avaliação formativa e como ela pode ser realizada por meio de plataforma de correção de redação online!

Avaliação formativa

A principal função da avaliação formativa é o acompanhamento, que deve ser realizado durante todo o período letivo com o objetivo de verificar se os estudantes estão alcançando as metas que foram propostas pela disciplina. Nesse tipo de avaliação, os alunos podem tomar conhecimento dos erros e acertos, encontrando estímulos para continuar os estudos de forma progressiva e evitando tensões causadas em avaliações tradicionais.

Contudo, para que a avaliação formativa ocorra, é preciso basear-se em critérios claros e bem estruturados. Por meio dessa avaliação, são fornecidos feedbacks aos alunos para entenderem melhor quais os pontos nos quais precisam atentar-se mais.

Instrumentos utilizados na avaliação formativa

A avaliação formativa adota diferentes tipos de métodos avaliativos sempre de forma engajada e oferecendo ao aluno a participação como co-autor da construção de seu próprio conhecimento. Portanto, algumas ferramentas são utilizadas, como:

  • auto-avaliação;
  • simulados;
  • testes tradicionais;
  • trabalhos em grupo;
  • seminários.

Os métodos avaliativos que constituem a avaliação formativa podem ser abertos ao método didático do professor, no entanto, é essencial a presença da auto-avaliação. O professor deve estabelecer uma relação de confiança com seus alunos, mesmo na educação remota, com diálogo aberto, sempre sinalizando quando testes e avaliações deve ocorrer.

Tal questão é fundamental para que os estudantes sintam-se ativos no processo de ensino e aprendizagem, ficando à vontade para falar sobre pontos positivos e negativos futuramente. 

A importância deste método de avaliação

De extrema importância para o contexto de aprendizagem dentro das instituições, a avaliação formativa pode ser a solução para não permitir que os alunos fiquem desmotivados, restabelecendo o ânimo durante o período de ensino remoto. 

Incluíndo tal processo na instituição, o professor passa para pais e alunos valores morais e éticos, como autonomia, capacidade de gestão, responsabilidade e autoconhecimento.

Para professores, a importância desse processo é grandiosa, pois, poderão observar quais práticas didáticas funcionam e quais precisam ser melhoradas e aprimoradas, além de entender os desafios individuais de cada aluno pensando em estratégias específicas.

Entretanto, a avaliação formativa não é uma tarefa fácil e exige dos professores, alunos e coordenadores empenho para que estratégias pensadas sejam colocadas em prática. Para que este método seja simplificado a todos, algumas ferramentas podem ajudar no processo, como é o caso da plataforma de correção de redação online.

Avaliação formativa por meio de plataforma de correção de redação online

Para que a avaliação formativa funcione características devem ser respeitadas e seus objetivos devem ser pré-estabelecidos e voltados para o público que se destina. Dessa maneira, a criatividade do corpo docente somada a disponibilidade de recursos será o que determinará as estratégias e instrumentos utilizados. 

Um destes instrumentos voltados para o desenvolvimento de estratégias na avaliação formativa é a plataforma Eduqz. A ferramenta realiza revisões textuais de forma digital, otimizando o trabalho dos professores e facilitando o entendimento dos alunos por meio de feedbacks que podem ser acessados também por seus familiares. 

A correção de redação online pela plataforma permite também analisar a performance individual de cada estudante de maneira fácil, com anotações e comentários em relatórios inteligentes, possibilitando a melhora das performances dos alunos.

No artigo de hoje você pôde acompanhar como a avaliação formativa também no período de educação remota é de extrema importância para o desempenho e aprendizado dos alunos. Para melhorar ainda mais a performance dos estudantes e otimizar o trabalho dos professores, o uso de ferramentas como a Eduqz são fundamentais. 

Ficou interessado a respeito da Eduqz? Então, venha fazer um teste grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *