Skip to main content
performance escolar

Desempenho no ENEM: como melhorar o da minha escola?

Sua escola não foi bem no ENEM? Então, este é o momento de repensar seu planejamento e entender como mudar essa situação. As instituições que tiveram melhores notas e alcançaram boas posições no ranking contaram com apoio de algumas ferramentas que permitem a análise de dados e estatísticas em um planejamento estratégico. 

Além disso, uma tecnologia específica para realizar a gestão destes dados permite que alunos e professores implementem soluções que possam resultar na melhora da experiência, consequentemente, em boas notas no ENEM. A seguir, você vai conferir como melhorar o desempenho dos alunos de sua escola em relação ao exame. Acompanhe!

Tenha um planejamento

O planejamento escolar, por se tratar de um documento minucioso e cuidadosamente elaborado por professores, coordenadores e diretores, auxilia a definir o que será ensinado, qual a forma e com quais finalidades, distribuindo da melhor maneira o conteúdo programático.

É no planejamento que deve-se inserir as atividades e recursos que visam preparar os alunos para o ENEM, utilizando-o como um plano de ação para alcançar os resultados desejados. Durante essa etapa, é importante que você conheça a fundo a realidade de sua escola, alunos e professores para que seja possível definir uma estratégia precisa. Este é o momento de estudar iniciativas que servirão para aperfeiçoar as habilidades específicas dos estudantes.

Faça da preparação um esforço coletivo

É importante saber que enquadrar a preparação para o ENEM no planejamento anual deve ser um esforço coletivo envolvendo a todos, inclusive os pais. Portanto, é necessário conscientizá-los, para que eles também possam incentivar os alunos.

Outra forma de alcançar melhora em sua escola, é estabelecendo metas relacionadas ao desempenho de cada aluno baseadas em seus resultados. Essa é uma forma de manter o controle dos dados, permitindo o senso real de evolução. Tudo isso pode ser realizado de forma fácil e rápida por meio de alternativas como plataformas de correção online. 

Estimule o senso de urgência

A forma de comunicação com os estudantes deve ser clara, rápida e eficiente. Por isso, a escola deve transmitir aos alunos o senso de urgência em relação aos estudos, especialmente para aqueles jovens que estão em etapas definitivas diante do processo de transição entre escola e universidade. 

É necessário mostrar que o tempo para preparação é curto e a concorrência é grande, dessa forma, o ENEM será um facilitador para que eles consigam ingressar no ensino superior, e posteriormente, no mercado de trabalho.

Saiba reconhecer os melhores

O reconhecimento dos alunos que tiveram os melhores desempenhos deve ser feito, mostrando que a escola percebe e valoriza o esforço de cada um. Para conseguir enxergar a evolução e melhora dos estudantes, a gestão de dados é uma alternativa eficiente que otimiza o tempo dos professores e permite que os próprios alunos vejam seu progresso. 

Capacite os docentes

Os professores são o pilar principal da educação, tornando-se essenciais para que o aluno seja bem sucedido. Todo esforço e trabalho do corpo docente deve ser reconhecido não só com benefícios e constante capacitação, mas também com alternativas que possam auxiliar seu desempenho, melhorando e otimizando o trabalho

Dê a atenção necessária para redação no ENEM

Boa parte do êxito obtido pelos estudantes no ENEM e SISU está relacionado à redação. É preciso que o aluno tenha um bom desempenho em ortografia, selecionando e organizando no pensamento as informações necessárias para realizar uma argumentação correta e convincente. 

Além de obter conhecimentos para propor soluções aos problemas abordados no tema, o estudante deve entender quais são os pontos fortes e fracos em sua prática de escrita, acompanhando sua evolução e reconhecendo seus erros. Este é outro motivo que torna necessário investir em plataformas tecnológicas de correção. 

Invista em recursos tecnológicos

Uma alternativa de ferramenta realmente eficiente para melhorar o desempenho de sua escola no ENEM é a Eduqz. Essa plataforma voltada para o desenvolvimento de estratégias de avaliação formativa permite a revisão textual de forma digital, a fim de otimizar o trabalho dos docentes e facilitar o entendimento dos estudantes com feedbacks direcionados.

A correção de redação realizada online por meio da plataforma permite analisar a performance individual de cada aluno de forma eficaz, com relatórios inteligentes, que possibilitam a melhora de suas performances, especialmente durante o período de educação remota. 

Você conheceu algumas maneiras de melhorar o desempenho de sua escola no ENEM. Coloque-as em prática o quanto antes, a fim de superar os desafios que a prática da escrita apresenta na prática da educação atual. 

Este conteúdo foi útil? Então, veja também como as atividades assíncronas podem ser uma solução para a quarentena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *