Skip to main content
performance escolar na redação

Escolas que Acompanham o Desempenho na Redação Aumentam a Aprovação dos Alunos

Como professor ou gestor escolar, você já deve ter reparado que está cada vez mais difícil para os alunos conseguirem alcançar nota 1000 no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Comum anos atrás, as notas máximas tiveram uma queda que pode ser vista por meio de dados dos últimos 2 anos. O motivo é quase sempre o mesmo para as instituições: não acompanhar o desempenho na redação dos estudantes. 

Apesar dessa queda, muitos ainda não entendem a importância desse acompanhamento na vida escolar do aluno.

Por esse motivo, desenvolvemos o conteúdo de hoje apresentando alguns cases de escolas que conseguiram melhorar seu desempenho a partir do momento em que a redação se tornou o principal foco. Acompanhe a leitura para conhecer a importância da produção escrita para a classificação dos alunos.

A importância da redação

A produção de textos é uma prática cobrada durante todo o período de ensino dos jovens que está presente em praticamente todas as disciplinas, seja qual for a modalidade. A redação realizada para o Enem é de gênero específico, e são cobradas suas particularidades. 

O modelo textual cobrado em questão é o dissertativo-argumentativo, havendo a obrigatoriedade de apresentar ao final propostas de intervenção. Apesar de parecer fácil, devemos refletir que o exame do Enem está cada vez mais exigente em sua proposta de avaliação, cabendo às escolas investirem em formas de acompanhar melhor o desempenho na redação para preparar os alunos de forma efetiva. 

Isso porque, a proposta atual leva o mesmo professor que ministra a matéria de português a aplicar e corrigir inúmeros textos, tomando grande tempo do profissional que fica ainda mais atarefado no momento atual, em que a educação remota se tornou necessária. 

Com feedback demorado e nem sempre tão completo como deveria ser, o aluno muitas vezes não consegue entender como melhorar sua prática de escrita, chegando assim despreparado para realizar o exame. 

performance escolar redação

Escolas que aumentaram aprovação acompanhando o desempenho na redação

Aumentar a qualidade de ensino em escolas exige a adoção de estratégias que ainda não são amplamente aplicadas. Uma delas é acompanhar o desempenho na redação dos estudantes por meio de alternativas que possam apresentar dados sólidos para o aluno. 

Colégio Antônio Batista – Candiba, Bahia

Os alunos do colégio estadual Antônio Batista conquistaram o melhor resultado em conjunto na redação do Enem, em 2019, entre escolas estaduais na Bahia. Umas das formas efetivas que auxiliaram os alunos a alcançarem notas 1000 e 960 na redação, foi o acompanhamento do desempenho na redação por meio de aulas extras noturnas, melhorando o entendimento dos alunos.

Sesi Ipatinga – Ipatinga, Minas Gerais

No Sesi de Ipatinga, 35% dos alunos alcançaram 900 pontos ou mais no Enem de 2019. Segunda a professora de redação da Escola Newton Antônio da Silva Pereira, de Belo Horizonte, Cristiane de Castro Barbalho, a rede Sesi focou em ampliar o repertório sociocultural e trabalhar para que os alunos tivessem acesso a temas variados, desenvolvendo boa argumentação. 

Além disso, a escola trabalhou na correção individual junto ao aluno, de forma que ele veja onde falhou e possa aprimorar seu texto, ampliando seu repertório gramatical. Os resultados mostram como o trabalho que acompanha a execução na redação é uma das melhores formas de garantir a evolução do aluno.

Como acompanhar o desempenho na redação

Sabemos a importância da redação para a escola e futuro dos alunos diante de exames. No entanto, aplicar alternativas que reforçam o foco na escrita nem sempre é viável, principalmente durante o período de isolamento social, em que não é possível trabalhar isso na prática presencial. 

A melhora da redação se dá pela prática associada à correção das falhas. Por isso, é fundamental que a instituição possa implementar programas, atividades e ferramentas para acompanhar o desempenho na redação mesmo à distância.

Além disso, a análise de dados do desempenho do aluno e da turma em geral é importante, assim como a otimização do tempo de correção dos professores, que poderão disponibilizar maiores períodos para o preparo das aulas.

Você conferiu como o acompanhamento do desempenho na redação pode ajudar os alunos de sua escola a aumentarem as notas no exame. Invista no que há de melhor para seus estudantes buscando alternativas associadas à tecnologia que geram retorno imediato para alunos, pais e professores. 

Você gostou deste conteúdo? Então, veja também como otimizar a correção de redação em sua escola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *