Skip to main content

Conheça 8 Razões para Aderir a Avaliação Externa em sua Escola

Aderir a avaliação externa em sua escola é investir no processo de medição de desempenho realizado por um agente que não esteja dentro do cotidiano escolar, como empresas privadas e ferramentas tecnológicas. 

Devemos pensar que a avaliação externa atua no resultado e desempenho dos alunos para realizar uma análise exata das deficiências que devem ser trabalhadas, fornecendo dessa forma, maior embasamento a seus gestores. 

Pensando na importância que aderir a avaliação externa representa para a instituição, trouxemos no artigo de hoje, 8 razões para torná-la uma realidade em sua escola. Confira conosco!

1. Avaliação mais profissional

Aderir a avaliação externa dá a instituição uma visão distanciada e potencialmente mais crítica sobre o funcionamento de seus processos pedagógicos, e pode ser realizada por meio de ferramentas elaboradas e uso da tecnologia. Além disso, a avaliação externa fornece subsídios concretos para mudanças, gerando melhor atuação do corpo docente e discente. 

2. Aderir a avaliação externa ajuda a medir mudanças ao longo do ano

A avaliação externa não se trata somente de uma avaliação pontual. Nela, é possível acompanhar a evolução de desempenho de cada aluno, com resultados de provas e exercícios do início ao final do ano letivo. Ou seja, facilita a identificação das deficiências e testa posteriormente se as soluções que foram adotadas pela escola foram suficientes, ou precisam de redirecionamento. 

3. Melhora o desempenho e avaliação oficiais

Aderir a avaliação externa permite que a escola teste com certa antecedência o desempenho de seus alunos, baseando-se nos critérios de exames oficiais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

4. Permite melhores resultados

Alguns estudos indicam que a avaliação externa em escolas está relacionada às melhores instituições de ensino. Em um deles, realizado pela Universidade de Nottingham em parceria com a Universidade Federal Fluminense, pesquisadores concluíram que os gestores das escolas bem-sucedidas incentivam a direção na utilização de dados de avaliação externa e interna no planejamento das tomadas de decisões. 

5. Ajuda a identificar a desigualdade na rede de ensino público e privado

Aderir a avaliação externa é um meio de identificar a desigualdade existente, inclusive entre escolas. Instituições da rede particular adotam ferramentas para oferecer maiores recursos aos pais que avaliam o sistema de ensino ofertado. Já na rede pública, identifica-se com maior transparência deficiências e exemplos de conduta de gestões comprometidas com a qualidade.

6. Promove uma avaliação ampla e significativa

Vindo de fora da escola, a avaliação externa promove uma visão distanciada e potencialmente mais crítica. Tais avaliações podem ser feitas por ferramentas altamente elaboradas o que ajuda a comunidade escolar a perceber quando algo não vai bem, permitindo que a mudança necessária seja realizada com rapidez.

7. Otimiza o tempo dos docentes

Ao aderir a avaliação externa, a escola rapidamente pode perceber grande destaque por parte dos alunos. Por meio das ferramentas utilizadas, os estudantes podem ser levados ao aprofundamento do ensino com grande naturalidade, identificando junto ao professor pontos fortes e fracos. Além disso, a terceirização da avaliação proporciona aos professores tempo extra para dedicar-se à aulas online, revisão de planos de aula, preparação de conteúdos e vídeos, e outras tarefas.

8. Facilidade ao acesso de dados

Utilizando ferramentas na avaliação externa da escola, é possível implantar plataformas práticas e acessíveis que permitem que alunos, professores e também pais tenham acesso aos dados levantados de acordo com suas avaliações. Tudo de forma online, tornando fácil e rápido o acesso aos dados.

Você pôde conferir 8 razões para sua escola aderir a avaliação externa, melhorando o desempenho de seus alunos, otimizando o tempo do corpo docente e aumentando as chances em avaliações oficiais. 

Quer continuar acompanhando informações sobre o assunto? Então, saiba como otimizar a correção de redação em sua escola!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *