Skip to main content
Competências Redação

Conheças as Alternativas para Melhorar as Competências de Redação nos Alunos de sua Escola

Conhecer as dificuldades dos alunos de sua escola é uma das maneiras mais indicadas para melhorar as competências da redação, área exigida pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Com dados como esses em mãos, é possível desenvolver soluções de acordo com os desafios apresentados, implementando ações que potencializam o resultado.

Para isso, a utilização de ferramentas que analisam os dados e estatísticas é cada vez mais fundamental para uma nova estratégia nas escolas. As instituições de ensino que estão no topo do ranking do ENEM utilizam estas ferramentas, como softwares de gestão de dados e correção digital, para coletar informações e adequá-las, aplicando na realidade do aluno. Dessa maneira, é possível melhorar as competências da redação dos estudantes, ajudando-os a superar suas dificuldades. A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre as vantagens de utilizar esse tipo de ferramenta em sua escola. Confira!

Competências de redação do ENEM

As competências da redação do ENEM são aquelas que serão analisadas no texto desenvolvido pelo aluno durante o exame. Ao iniciar a correção da prova do estudante, o responsável pela correção irá analisar as seguintes competências:

  • competência I – demonstração do domínio da norma culta da língua portuguesa;
  • competência II – compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo – argumentativo;
  • competência III – a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista;
  • competência IV – a demonstração do conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construir a argumentação;
  • competência V – a elaboração da proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Sua instituição faz parte daquelas que precisam melhorar as competências da redação nos alunos? Se sua resposta foi sim, não se preocupe. Hoje você conhecerá a solução para isso. 
Por meio de ferramentas que analisam a performance dos alunos na correção e revisão de redações, é possível melhorar o desempenho de cada estudante, otimizando o trabalho do professor e permitindo uma análise isenta. Acesse o link abaixo para entender como isso é possível

Vantagens da utilização de ferramentas para melhorar as competências da redação

Utilizar uma ferramenta para melhorar as competências da redação nos alunos é essencial para que o estudante alcance sucesso. Com a ausência de soluções como esta, muitas vezes o professor é sobrecarregado para que seja ele o responsável em reunir as informações e tentar auxiliar individualmente os alunos, fator que exige tempo e energia que muitas vezes não se tem disponível, principalmente com a educação remota.  

Pensar em estratégias que possam auxiliar o docente, otimizando seu tempo e melhorando o desempenho dos alunos na redação, é a estratégia ideal para aperfeiçoar as competências do ENEM. Desenvolver para a agenda do coordenador pedagógico o tempo necessário para reunir seu corpo docente e pensar em soluções que possam potencializar os resultados por meio de dados obtidos, é a principal vantagem de ferramentas como esta. 

Além disso, outro ponto positivo é a motivação gerada e o engajamento dos professores que terão à disposição informações necessárias para planejar suas aulas, assim como tempo. Os alunos também percebem essa melhora, afinal, as soluções acabam tendo efeito sobre eles. 

Uma vez que os professores tomam conhecimento do que se deve exercer, é possível envolver os estudantes na resolução do desafio. Resultados evidentes passam a ser uma grande motivação, afinal de contas, os educadores estão trabalhando com grande assertividade nas melhorias que os estudantes devem realizar.

Funcionando na prática

A partir da análises de dados realizada por ferramentas específicas, escolas têm conseguido tomar providências que trazem um reflexo importante na melhoria do desempenho de seus alunos nas competências da redação. 

Adotando a avaliação externa, ou seja, que não é realizada pelos professores da instituição de ensino, as escolas puderam perceber vantagens como o melhor direcionamento de devolutivas para os estudantes, com correções e análises isentas que muitas vezes não podem ser feitas pelos educadores, visto que, inconscientemente, pode-se transmitir para as correções valores emocionais vivenciados em sala pelo comportamento do estudante. 

Com informações como essas em mãos, será mais fácil direcionar esforços para melhorar as competências da redação dos alunos no ENEM. Um dos primeiros passos para isso é a organização e priorização das informações, classificando-as para analisar de maneira exata. Buscar por soluções como esta, ajudará o corpo docente e, sem dúvidas, o desempenho dos alunos em pouco tempo.

Que experimentar de forma gratuita uma ferramenta como essa? A Eduqz proporciona a você, um teste grátis por 14 dias. Inicie agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *