Skip to main content

Personalização do ensino: conhecendo as necessidades dos alunos

Durante o período de distanciamento social, em que a educação remota se tornou a nova realidade das escolas, as instituições têm procurado alternativas para que os estudantes continuem engajados aos conteúdos apresentados. Uma destas alternativas que leva diversos benefícios ao aprendizado do aluno é a personalização do ensino.

Esta é uma excelente forma de conhecer as necessidades e demandas particulares de cada um, melhorando o desempenho do estudante, seu engajamento e permitindo que cada um evolua a seu tempo.

No post de hoje, vamos apresentar as vantagens de aplicar a personalização do ensino em sua escola, contribuindo para que seus alunos tenham qualidade no aprendizado e apresentem um bom desempenho em exames como o Enem. Continue a leitura para conferir!

O que significa a personalização do ensino

A personalização do ensino é uma tendência educacional que considera as necessidades individuais dos alunos com o objetivo de oferecer um ensino e aprendizado de alto nível. Esta modalidade de ensino concentra-se na adequação da escola à realidade vivida.

Ou seja, a escola busca um método de aprendizado considerando o universo digital em que os alunos estão inseridos. As instituições devem se aproximar dos estudantes com a intenção de ser o espaço onde adquirir conhecimento seja com criatividade, estímulo e dinâmica. A personalização do ensino tem como características: 

  • rápido progresso devido à personalização da aprendizagem;
  • grande engajamento por parte dos alunos;
  • desenvolvimento de diferentes habilidades;
  • mais tempo para o atendimento individualizado;
  • qualificação do aluno para diferentes formas de trabalhar.

Porque focar nas necessidades e demandas particulares de cada aluno

Entendendo melhor a personalização do ensino, podemos observar quais são as maiores vantagens que investir nesta modalidade de aprendizado pode oferecer aos alunos, principalmente durante a pandemia. 

Adaptar o ensino às necessidades do aluno

Com personalização do ensino, o aluno pode adaptar-se melhor aos desafios apresentados na educação, substituindo qualquer dificuldade inicial por algo mais simples. Essa ação significa proporcionar um novo processo de aprendizagem que possa estar de acordo com as necessidades do estudante.

Afinal, a personalização do ensino respeita o tempo e as características de cada um dos alunos. Seguindo esse princípio, essa adaptação torna-se mais simples e efetiva, proporcionando o real desenvolvimento segundo as características de cada um.

Flexibilizar o programa de estudos

Com a personalização do ensino, é possível dar menor ênfase a etapas já dominadas pelo aluno e focar em desafios maiores do aprendizado, possibilitando uma evolução mais rápida para novos conteúdos didáticos. 

Essa é uma maneira de oferecer autonomia ao estudante para que ele possa escolher qual será seu caminho educacional, com a oportunidade de explorar os pontos fortes, trabalhando na correção de áreas em que o aluno demonstra dificuldades.

Permitir a progressão de acordo com o ritmo de cada aluno

Como vimos na flexibilização do programa de estudos, cada aluno apresenta seu próprio ritmo de desenvolvimento. Dessa maneira, alguns acabam ficando para trás devido a dificuldades em relação ao conteúdo, enquanto outros acabam perdendo o interesse pela falta de progresso.

A personalização do ensino permite encontrar o ritmo ideal para o aluno, com a oportunidade para que os mais rápidos continuam a evoluir constantemente, e aqueles com dificuldades tenham seu próprio tempo para acompanhar respeitado, com reforços de conteúdo.

Aumentar o engajamento dos alunos

Nos processos educacionais, o engajamento dos alunos depende de diversos fatores como o relacionamento com professores, percepção e interesse pelo tema. É natural que o aluno que não consegue acompanhar o conteúdo explanado perca logo o interesse. 

Por esse motivo, a proposta pedagógica deve considerar a necessidade de ensinar além de apenas transmitir conteúdos que não tenham validação sobre o que o aluno está aprendendo. Dessa forma, a abordagem relacionada individualmente será valorizada.

Melhorar do desempenho dos alunos

Com uma proposta que respeita a individualidade do aluno, a escola colhe resultados como o melhor desempenho de cada um. Afinal, com as adaptações feitas na personalização do ensino para facilitar o processo de aprendizagem, é possível tirar o melhor de cada aluno, explorando pontos fortes e reforçando aqueles em que há dificuldade.

Conhecer as necessidades dos alunos por meio da personalização do ensino é a nova alternativa que as escolas encontraram para melhorar o desempenho de seus estudantes. Por isso, utilizar ferramentas tecnológicas como aliadas é uma forma de aperfeiçoar o aprendizado e aproximar escola e alunos também durante o distanciamento social.

Quer investir em uma ferramenta eficiente que contribua com o desenvolvimento de seus alunos? Então, veja como a Eduqz pode tornar isso possível mesmo no ensino remoto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *