Skip to main content

Como Manter o Foco dos Alunos no Ambiente Online

A chegada do Novo Coronavírus ao país nos obrigou a viver uma nova forma de vida, incluindo mudanças especialmente na maneira de ensinar. Manter o foco dos alunos em sala de aula já era algo que exigia dedicação. Contudo, com a necessidade do ensino remoto, as aulas online se tornaram um grande desafio para manter os estudantes interessados. 

Além de não ser um processo de adaptação fácil para alunos e professores, o ensino fora das salas de aula ainda carrega um caráter emergencial, quando não se pôde dispor de maior tempo para preparação. 

Por perceber que muitos professores, coordenadores e diretores sofrem com essa problemática, trouxemos no post de hoje uma abordagem positiva para o assunto, com algumas dicas que podem ajudar a manter o foco dos alunos mesmo pela educação remota. Acompanhe!

O que funciona no ensino remoto

Durante as aulas online, o raciocínio indutivo é uma excelente forma de manter o foco dos alunos, visto que é o melhor método de raciocínio a ser adotado neste ambiente. Partindo do particular para o geral, este raciocínio segue passos determinantes como a observação, formulação de hipóteses explicativas, teorias e enunciados. 

Aqui, espera-se que o estudante seja convidado a formular suas hipóteses, confrontando-as com o que se pretende ensinar. Ao torná-los participativos, maiores são as chances de que os alunos mantenham o foco. 

Como manter o foco dos alunos no ambiente online

A internet é um dos ambientes mais ricos atualmente, em que praticamente qualquer conteúdo está disponível. O professor deve usar isso a seu favor. Por isso, ao preparar as aulas, é importante buscar conteúdos que possam manter o ensino mais dinâmico, como ilustrações, charges, vídeos e mapas mentais. 

Deixe os alunos confortáveis

O uso de materiais menos óbvios pode ser uma boa escolha para tornar a aula diferente, deixando-a com características do educador e despertando a curiosidade, fatores que também contribuem para manter o foco dos alunos. 

Neste momento, o professor pode explorar a criatividade e colocar sua identidade no material. Sair da zona de conforto pode ser uma maneira de conquistar a atenção dos estudantes, principalmente no ambiente online.

Você pode usar brincadeiras, histórias e até mesmo memes (imagens e vídeos relacionadas ao humor), utilizando o riso e bom humor para deixar seus alunos à vontade, envolvendo-os no ambiente de aula online. 

Torne as aulas interativas

Como vimos, o método tradicional utilizado em sala de aula não é muito eficaz para o ensino remoto. Tornar o aprendizado interativo é a melhor forma de despertar o interesse e manter o foco dos alunos no ambiente online. 

Para isso, o educador pode criar lições práticas que envolva seus estudantes no processo. Ao permitir a interação, as aulas se tornam mais dinâmicas, mantendo a turma concentrada por mais tempo.

Relacione o conteúdo com o dia a dia dos alunos

Outra alternativa que permite que os estudantes mantenham-se focados é relacionar o conteúdo apresentado com seu dia a dia. A conexão do mundo real com o assunto abordado melhora a compreensão e, consequentemente, permite que os alunos tenham mais interesse.

É comum ouvir dos estudantes o questionamento “por que preciso saber isso?”. Essa é a oportunidade perfeita de aproximar o conteúdo com exemplos da vida real, permitindo que eles entendam a importância do assunto abordado no dia a dia. Essa é uma forma de estabelecer a conexão entre o que eles aprendem na aula e como poderão usar a informação no futuro.

Com as dicas que você conheceu hoje, manter o foco dos alunos em aulas com ambiente online será um desafio a menos no momento em que vivemos. Não se esqueça que, ainda que você dedique todo seu potencial, devemos considerar também o ambiente em que o aluno se encontra durante os períodos de aula. Isso também contribui ou não para seu interesse durante o ensino remoto.

Este conteúdo foi útil? Então, continue aumentando seu conhecimento ao saber como otimizar a correção de redação em sua escola!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *